Skip to main content

LUTA PELA PRESERVAÇÃO DESDE 2003



Relato pelas Coordenadoras Pedagógicas da EMEF Teófilo Benedito Ottoni
Maria Cristina Francisco e Cassia Cloris:

Em Agosto de 2003 a bióloga Silvana Santos, presidente da Assoc. Amigos de Bairro do Pq. Ipê e René Costa do CEA Previdência buscaram o apoio da escola para a luta pela preservação de um fragmento remanescente da Mata Atlântica (1.545.355,40 m²) localizado no Pq. Ipê fazendo limite com Cotia, Taboão da Serra, Embu, Osasco e São Paulo. Na área seria construída uma nova CEAGESP. O coletivo da escola considerou como relevante à oportunidade de atuação em um projeto de responsabilidade sócio ambiental, que vinha ao encontro do Projeto Pedagógico da escola Interdisciplinaridade via eixo temático: "Ética e Valorização da Vida: eu, o outro e tudo que nos envolve" e atendia o desejo de extrapolação de seus muros para a transformação da realidade.
Com o objetivo de tornar a aprendizagem significativa, envolvendo todas as áreas do conhecimento, em ações transformadoras da realidade, foram desenvolvidas várias ações entre as quais podemos citar: trilhas com professores e alunos, elaboração de rede temática e planejamento de atividades, encaminhamento de abaixo-assinado para o Ministério Público, plantio de 800 mudas de árvores, Ato público pela criação de uma ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico), audiência pública na Assembléia Legislativa, Encontros pró Mata , reportagens (TV Cultura e SPTV Comunidade); ida ao Palácio do governo, evento de assinatura do decreto de criação do parque "Fazenda Tizo" em 25/05/06.

RESULTADOS SIGNIFICATIVOS PARA A ESCOLA:

Experiências de leitura e escrita com função social, fortalecimento do coletivo, incentivo ao Protagonismo Infanto Juvenil, maior integração entre sala de aula, Sala de Leitura, Informática e Sala de Apoio Pedagógico (SAP). Aprendemos e ensinamos o que é responsabilidade sócio ambiental. A Mata foi preservada e São Paulo ganhou um novo Parque Ecológico.

Comments

Popular posts from this blog

A Comunidade da Zona Oeste se reúne no movimento Parque Já e divulga floresta no Raposo Shopping

Reportagem: Fábio Sanchez

O Parque “TIZO” (Terras Institucionais da Zona Oeste) é uma área remanescente de Mata Atlântica maior que o Ibirapuera. Possui 1.300.000 m² e 66% de sua extensão está preservada. Há um plano diretor que é desconhecido da população da Grande São Paulo. Embora tenha sido criado em 2006 e conte com uma verba de cerca de R$ 5 milhões em caixa (nos cofres do CDHU, proprietária oficial da área), o parque ainda não foi cercado e não tem nenhuma obra interna, o que o torna vulnerável, à mercê das ameaças de invasões e de degradações constantes.
Empenhados em manifestar o interesse da população da Zona Oeste em ver o parque efetivamente concluído, várias entidades de preservação ambiental e de bairro, além de escolas, criaram o movimento PARQUE JÁ, para pressionar as autoridades a utilizar a dotação orçamentária e a efetivamente instalá-lo, com cercamento adequado e infra-estrutura para visitação.
Parte deste movimento é a exposição que será realizada no Raposo Shopping,…

Documentário sobre o Parque Tizo

Esse vídeo trata da luta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Benedito Ottoni, e da comunidade de amigos do Bairro do Parque Ipê, para não somente preservar a Mata Atlântica, mas transformá-la em um parque ecológico. São 8 minutos e 26 segundos de apresentação. Espero que gostem!


Plantio Comemorativo em 27/03/2010

Já fazem 4 anos que foi decretado a construção do Parque Tizo. E neste 27 de março foi realizado um evento onde autoridades do Meio Ambiente de Osasco e Cotia, mais os alunos da EMEF Teófilo B. Ottoni, professores e comunidade da Vila Esperança também se fizeram presente. Após o cerimonial de abertura, todos se dirigiram ao local do plantio a fim de plantar mais 50 mudas de árvores nativas. Na imagem abaixo, cedida pela Gestora do Parque, Arq. Ana Lúcia P. de Faria Burjato, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, estão os nomes científicos e populares dessas árvores.


Recapitulando

O Parque Tizo foi criado pelo Decreto Estadual 50.597 de 27 de março de 2006. O nome Tizo é na verdade a sigla de Terrenos Institucionais da Zona Oeste, como era chamada a área destinada ao parque, com cerca de 130 hectares , na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo abrange áreas dos Municípios de São Paulo, Cotia e Osasco, nas proximidades das divisas dos municípios de Embu e Taboão d…