Skip to main content

A Comunidade da Zona Oeste se reúne no movimento Parque Já e divulga floresta no Raposo Shopping

Reportagem: Fábio Sanchez

O Parque “TIZO” (Terras Institucionais da Zona Oeste) é uma área remanescente de Mata Atlântica maior que o Ibirapuera. Possui 1.300.000 m² e 66% de sua extensão está preservada. Há um plano diretor que é desconhecido da população da Grande São Paulo. Embora tenha sido criado em 2006 e conte com uma verba de cerca de R$ 5 milhões em caixa (nos cofres do CDHU, proprietária oficial da área), o parque ainda não foi cercado e não tem nenhuma obra interna, o que o torna vulnerável, à mercê das ameaças de invasões e de degradações constantes.
Empenhados em manifestar o interesse da população da Zona Oeste em ver o parque efetivamente concluído, várias entidades de preservação ambiental e de bairro, além de escolas, criaram o movimento PARQUE JÁ, para pressionar as autoridades a utilizar a dotação orçamentária e a efetivamente instalá-lo, com cercamento adequado e infra-estrutura para visitação.
Parte deste movimento é a exposição que será realizada no Raposo Shopping, nos dias 31/03 a 06/04/2008. Realizada pela Escola Municipal “Teófilo Benedito Ottoni” e pela SABIPE (Sociedade de Amigos de Bairro do Parque Ipê), entidade que há vinte sete anos realiza ações preservacionistas na região do Butantã. A exposição no Shopping visa atrair visitantes para o parque e simpatizantes para ações de preservação da área.
A exposição terá informações sobre o movimento de criação do Parque TIZO. O cenário será composto de trabalhos dos alunos mostrando um ambiente preservado de Mata Atlântica e sua biodiversidade e um outro ambiente impactado pela pressão urbana, lixo e poluição. Estão previstas oficinas de embalagem com reaproveitamento de caixas “Tetra Pak”, desenhos de Histórias em Quadrinhos “Mangás”, brinquedos com sucatas e apresentação de um Coral dos alunos da EMEF “Teófilo Benedito Ottoni” “Cantando pela Natureza”.
Os freqüentadores do Shopping terão a oportunidade de aderir ao abaixo-assinado que pede agilidade das autoridades no sentido de implementar as infra-estruturas básicas para viabilizar a visitação e pesquisas no parque.
Único parque estadual criado especificamente com objetivos educacionais, o Parque TIZO é fruto de um movimento que reuniu alunos de diversas escolas da região, como a “Teófilo Benedito Ottoni” e EMEF anexa ao “Educandário Dom Duarte”, além de entidades de moradores como a SABIPE, a Associação de Moradores do Petit Village, entre outras. Cinco cidades participaram do movimento de criação do parque: São Paulo, Cotia e Osasco (que dividem a área do parque), além de Taboão da Serra e Embu das Artes (que têm a divisa próxima).Foram feitas plenárias nas quais foi discutido o movimento e onde as entidades se manifestaram a respeito da questão.
O parque abriga espécies ameaçadas de extinção da fauna, como o pica-pau rei e a araponga, e da flora, como algumas espécies de canelas e plantas arbóreas a exemplo da Guaçatonga -Casearia obliqua, conhecida como anti-inflamatório e cicatrizante, Hirtella triandra e Hirtella hebeclada, de frutos muito atraentes para várias espécies de pássaros, o que a torna muito útil em áreas degradadas. Tudo isso está ali, a poucos metros da Rodovia Raposo Tavares e do Rodoanel. Eles precisam da sua ajuda para existir. Extinção é para sempre!

Exposição PARQUE JÁ
Data: de 31 de Março a 06 de Abril de 2008
Onde: Raposo Shopping, 1º piso inferior na entrada principal.

Mais informações: Solange Martins: - 3733.5023

EMEF. “Teófilo Benedito Ottoni”: - 3782.8893
http://jmzimmer.blog.uol.com.br/
http://teofilopreservamata.blogspot.com/
http://www.parqueipe.org.br/sabipe

Comments

Marli said…
Olá!

Parabéns pela iniciativa.Essa éa educação cidadã, capaz de transformar a realidade social. Temos de sair dos discursos e partir para a prática. Abraço!
Josete said…
Obrigada pelo incentivo Marli!
Abraço,
Josete
Raquel Elena said…
Indicadíssimo no Líbelula! Em Blogues Educativos!!!

:-D

Popular posts from this blog

Documentário sobre o Parque Tizo

Esse vídeo trata da luta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Benedito Ottoni, e da comunidade de amigos do Bairro do Parque Ipê, para não somente preservar a Mata Atlântica, mas transformá-la em um parque ecológico. São 8 minutos e 26 segundos de apresentação. Espero que gostem!


Convite para audiência pública sobre o Parque Tizo

O Parque Tizo é um remanescente de Mata Atlântica na região Oeste de São Paulo. Legalmente existe desde 2003 mas até o momento aguarda empenho para que os planos e intenções sejam executados de fato.
Por essa razão, a população local e a Sociedade de Amigos do Bairro do Parque Ipê, por meio da colaboradora Solange Martins convida todos para a audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
A audiência será no dia 11 de março de 2010 às 14 horas, conforme convite ao lado.
A Escola Teófilo Benedito Ottoni, a professora Josete Zimmer e os alunos do projeto Teófilo Educ@ na Mata também apóiam a luta pelo "Parque Já"